HOME > Mídia

Os 8 processos contra Vaccari se baseiam em delações sem provas

Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, ressalta que a "defesa de Vaccari afirma que todos os processos contra ele se baseiam em acusações sem provas feitas por delatores da Lava Jato"; "A tendência é a de que todos esses processos tenham o mesmo destino daquele no qual o ex-tesoureiro do PT acaba de ser absolvido. Mas enquanto não for feita justiça continuarão torturando esse homem e sua família", escreve o blogueiro

vaccari neto (Foto: Gisele Federicce)
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

247 - O blogueiro Eduardo Guimarães relembra o passo a passo dos processos do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que foi absolvido em segunda instância, sob a alegação de que não havia provas além de delações, revertendo uma decisão do juiz Sergio Moro. Leia um trecho abaixo:

Foram muitos os processos contra Vaccari.

Em outubro de 2010, por exemplo, foi aberto processo criminal tendo como foco a cooperativa Bancoop. Vaccari foi absolvido das acusações por falta de provas.

Em setembro de 2015, Vaccari foi condenado pela justiça em primeira instância, com pena de 15 anos e 4 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa no âmbito da Lava Jato. Ele acaba de ser absolvido dessa acusação

Em 4 de agosto de 2016, Vaccari se tornou réu de um processo da Operação Custo Brasil, um desdobramento da Lava Jato. É acusado de montar um esquema que teria desviado 100 milhões de reais de empréstimos consignados de servidores públicos federais.

Em setembro de 2016, foi condenado a 6 anos e 8 meses de prisão em primeira instância pelo crime de corrupção passiva pela participação do esquema do empréstimo fraudulento do Banco Schahin ao Partido dos Trabalhadores.

Em março de 2017, se tornou réu pela quinta vez, desta vez, em um esquema de corrupção na Sete Brasil e responderá por corrupção passiva.

Em maio de 2017, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, aceitou uma denúncia do Ministério Público e tornou Vaccari réu por suposto esquema de desvio em fundos de pensão de empresas estatais. Detalhe: esse juiz foi o mesmo que citado pelos irmãos donos da Friboi sob acusação de vender sentenças.

Guimarães ressalta que a "defesa de Vaccari afirma que todos os processos contra ele se baseiam em acusações sem provas feitas por delatores da Lava Jato". "A tendência é a de que todos esses processos tenham o mesmo destino daquele no qual o ex-tesoureiro do PT acaba de ser absolvido. Mas enquanto não for feita justiça continuarão torturando esse homem e sua família", escreve o blogueiro.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...