Palco virtual de reclamações

Pesquisa revela que 94% dos usurios brasileiros usam as mdias sociais para publicar opinies sobre marcas, produtos e servios

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – As redes sociais são um ponto de concentração de opiniões sobre empresas, marcas, produtos e serviços no Brasil. Segundo um estudo da agência de comunicação Jeffrey Group, divulgado nesta semana, 94% dos usuários utilizam esses canais para compartilhar essas posições e 77% seguem perfis ou páginas de empresas em sites como Facebook, Orkut e Twitter. O levantamento “Empresas e Consumidores nas Mídias Sociais – 2011” ouviu 397 usuários de mídias sociais durante a edição deste ano da feira de tecnologia Campus Party Brasil.

Segundo o estudo, “receber notícias e informações em primeira mão” foi citada por 67% dos entrevistados como principal motivação para engajamento na comunidade online de uma empresa. A participação em concursos e promoções como principal razão de adesão foi apontada por 54% dos entrevistados. A troca de experiências com outros usuários (50%) e a possibilidade de interagir e dialogar com a empresa (44%) também se destacaram entre as motivações dos consumidores para participar de iniciativas de marcas nas mídias sociais.

Perguntados sobre o que mais os incomoda no relacionamento com as empresas na rede, 67% dos usuários citaram a oferta de “informações desatualizadas ou insuficientes” e 56% apontaram a “inexistência de espaço ou canal para interação”. “Marcas que usam as mídias sociais só para fazer propaganda” são sua maior razão do incômodo de 48% e 45% manifestaram irritação com empresas que não respondem ou respondem de forma insatisfatória a dúvidas, críticas ou comentários postados online pelos consumidores.

“O estudo mostra que os consumidores defendem e valorizam a participação das empresas nas mídias sociais, mas estão cada vez mais atentos à forma como as marcas utilizam esses canais”, diz Gerson Penha, diretor de Comunicação Digital da The Jeffrey Group, responsável pelo estudo. “Eles querem menos propaganda, mais e melhores conteúdos e espaços para a interação e o diálogo”.

O levantamento traz ainda dados sobre os canais das mídias sociais mais utilizados pelos consumidores, registra o crescimento do acesso à internet por meio de telefones celulares e tablets e mostra que o consumidor pode ser o maior aliado da comunicação das empresas na rede: 86% dos entrevistados afirmam utilizar as mídias sociais para recomendar a outros usuários marcas, produtos e serviços com os quais simpatizam.

O perfil do público da Campus Party, e portanto da pesquisa da Jeffrey Group é definido como jovens usuários intensivos da internet e das mídias sociais, adeptos das novidades da tecnologia e da web e influenciadores do comportamento dos demais usuários na web. Entre os entrevistados, 60% têm entre 19 e 25 anos e apenas 4% têm mais de 35 anos. Consulte o relatório completo por este link.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email