Para imprensa europeia, Bolsonaro é um 'câncer'
O jornalista Nelson de Sá publica nesta segunda-feira (26), artigo na Folha de S.Paulo destacando que jornais de França, Alemanha e outros países, publicaram capas com duras críticas ao atual ocupante do Palácio do Planalto



247 - O jornalista Nelson de Sá publica nesta segunda-feira (26), artigo na Folha de S.Paulo destacando que jornais de França, Alemanha e outros países, publicaram capas com duras críticas ao atual ocupante do Palácio do Planalto. O Brasil e Bolsonaro, embora não estivessem na França para a reunião de cúpula do G7, que termina nesta segunda-feira, ocuparam as primeiras páginas dos jornais europeus ao longo do fim de semana, informa o jornalista.
A edição impressa do jornal Le Monde, um dos principais da França estampou a manchete: “Amazônia: clamor mundial contra Bolsonaro”. Em editorial no alto da capa, Le Monde defende que a Amazônia é "um bem comum universal” e questiona: “Quem é dono da Amazônia? Os nove países em cujos territórios a imensa floresta se estende? O Brasil, que tem 60%? Ou o planeta, cujo destino está vinculado à sua saúde?”.
No Libération, Bolsonaro é chamado de "o incendiário”. Em título interno, , ele é "o câncer do pulmão verde”.
Outros jornais franceses, como Le Figaro, Le Parisien e Ouest France também publicaram extensas matérias, com destaque criticando Bolsonaro.
Ocorreu o mesmo na Alemanha, onde jornais como o Frankfurter Allgemeine Zeitung, o Bild, Die Welt, Süddeutsche Zeitung e Der Tagesspiegel, entre outros, deram destaque ao tema Amazônia e criticaram Bolsonaro.
Também na Espanha, pelas capas de El País, El Mundo e do catalão La Vanguardia.
Na Itália, o enunciado do La Reppublica foi “O mundo contra Bolsonaro”, enquanto no Vaticano o estatal L’Osservatore Romano trazia a manchete “A Amazônia que queima é uma emergência mundial”.
Na Argentina, o jornal La Nación deu a manchete “Crise na Amazônia cresce e ameaça acordo União Europeia-Mercosul”.
Nos Estados Unidos, o Washington Post deu manchete já na edição de sexta: “Enquanto a Amazônia queima, Bolsonaro distribui pancadas” . O britânico The Guardian destacou no sábado: "O mundo exige ação do Brasil”.
O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247