HOME > Mídia

PlayBook, tablet da Blackberry, chega ao Brasil

Com tela de sete polegadas e sistema operacional prprio, aparelho chega ao mercado sem preo convidativo e poucos aplicativos

247 – Chamado de PlayBook, o tablet da Blackberry chegou ao Brasil seis meses depois de seu lançamento nos EUA. Com uma tela de sete polegadas e equipado com um sistema operacional próprio – que tem interação com os smartphones da marca – o aparelho vem com um preço pouco agradável para concorrer com os fortalecidos iPad, da Apple, e com todos os tablets que trazem a plataforma Android, do Google. Os aparelhos serão vendidos a um preço inicial de R$ 1.299 no País.

O aparelho conta com processador de 1 GHz de dois núcleos, 1 GB de memória RAM, duas câmeras que filmam em HD (1080p), sendo uma frontal com 3 megapixels e uma traseira com 5 megapixels, saída HDMI (com cabo incluso) e conexões Wi-Fi e Bluetooth. Exclusivo da Blackberry, a novidade do sistema operacional QNX é o recurso de zoom durante a transmissão de um vídeo, que pode ser exibido em Flash ou HTML5. De acordo com a Research In Motion (RIM), fabricante dos aparelhos da marca BlackBerry, a bateria dura oito horas, duas a menos que a do iPad.

Até o momento, o ponto mais fraco do PlayBook – decisivo no momento da compra – é o número de aplicativos disponíveis até agora na plataforma. A loja virtual da RIM, a Blackberry App World, possui míseros três mil aplicativos, ao lado de quase 400 mil da AppStore e cerca de 300 mil da Android Market. Outro recurso que deixa a desejar nos aparelhos é a falta de um modelo com conexão 3G.

A RIM anunciou alguns aplicativos em português que virão pré-instalados no PlayBook, entre eles o do Bradesco, da rede de cinemas Cinemark, das redes sociais Facebook e Twitter, além de jornais e revistas.