Rafinha Bastos domina Twitter

Apresentador do CQC, da Rede Bandeirantes, tem o perfil mais influente da rede social

O número de seguidores que um usuário tem no Twitter não traduz, definitivamente, sua influência na rede social. A constatação já havia sido feita por empresas especializadas em redes sociais e agora é confirmada por uma pesquisa americana, encomendada pelo jornal The New York Times, que mostra dois brasileiros entre os dez mais. No primeiro posto, aparece Rafinha Bastos, comediante e apresentador do programa “CQC” da Rede Bandeirantes; nove degraus abaixo, surge Luciano Huck, o apresentador da Rede Globo Luciano Huc. A notícia foi divulgada por David Leonhardt, colunista do NYT, nesta quinta-feira.

Para chegar à lista, a Twitalyzer, empresa de pesquisa em redes sociais, mediu quais os perfis mais citados na rede e quais têm suas mensagens mais retuitadas, ou seja, replicadas no site. Os dois nomes, desconhecidos para o público americano, deixam Lady Gaga – a pessoa mais popular da rede, com mais de 7 milhões de seguidores – comendo poeira. As informações para a definição do Índice de Influência foram coletadas entre 18 de janeiro e 15 de fevereiro desse ano.

Nada mais natural para o Brasil carregar dois perfis na liderança de influência, já que é o segundo país onde o Twitter é mais popular, perdendo apenas para o seu lugar de nascimento, os Estados Unidos. Hoje, os brasileiros representam 8% do total de usuários cadastrados. Em relação ao número de tuítes publicados diariamente, o Brasil fica em terceiro lugar.

O chefe-executivo da Twitalyzer, Eric T. Peterson, pontuou que alguns dos usuários mais influentes do Twitter são pouco famosos, e que geralmente publicam mensagens pessoais. A modelo americana Kim Kardashian, que aparece em nono lugar na lista, entra nessa categoria. O presidente Barack Obama, em sétimo, não.

O site da Twitalyzer não mede a influência de qualquer um automaticamente, mas consegue calcular o impacto que um perfil tem na rede, combinando número de seguidores, menções e mensagens publicadas. O índice vai de 0 a 100. Para calcular, escreva o seu perfil aqui.

Veja a lista feita pelo Twitalyzer dos 10 mais influentes no Twitter:

1. Rafinha Bastos, humorista brasileiro

Seguidores: 1.690.817

Nota de influência: 90

 

2. Chad Ochocinco, atleta americano

Seguidores: 1.651.070

Nota de influência: 89

 

3. Conan O'Brien, apresentador americano

Seguidores: 2.367.928

Nota de influência: 88

 

4. Stephen Fry, cineasta britânico

Seguidores: 2.188.395

Nota de influência: 87

 

5. Ryan Seacrest, apresentador americano

Seguidores: 3.880.840

Nota de influência: 86

 

6. Snoop Dogg, rapper americano

Seguidores: 2.536.996

Nota de influência: 85

 

7. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos

Seguidores: 6.531.868

Nota de influência: 83

 

8. Rainn Wilson, ator americano

Seguidores: 2.168.826

Nota de influência: 83

 

9. Kim Kardashian, modelo americana

Seguidores: 6.032.559

Nota de influência: 81

 

10. Luciano Huck, apresentador brasileiro

Seguidores: 2.663.202

Nota de influência: 77


Ao vivo na TV 247 Youtube 247