Réus já esperam o pior, diz Noblat
Colunista afirma que a maioria está enrascada e que José Dirceu anda bem pessimista
247 – No termômetro do jornalista Ricardo Noblat, os réus da Ação Penal 470 estão simplesmente... Os três pontinhos servem para dizer o indizível. Estão, numa versão polida, enrascados. E José Dirceu andaria muito pessimista.
Essa visão é um retrato do momento, a partir do que andam dizendo ministros do Supremo Tribunal Federal em suas inconfidências. No entanto, nem mesmo Noblat coloca a mão no fogo. “Acontecerá de fato o que os ministros segredam? Não sei. Desconfio que nem eles não sabem. Os ministros andam muito salientes. Aprenderam a projetar o que lhes interessa – atitude de verdadeiros pop stars. Mas o que projetam muitas vezes serve para esconder suas intenções”.
O fato incontestável é que os ministros do STF estão submetidos a uma pressão inédita por parte da opinião pública. Como parte dessa opinião pública, Noblat louva essa nova era. “No passado, os tribunais eram patronais e governistas. Estão deixando de ser por causa da mídia, do debate travado nas redes sociais e da cobrança da sociedade por maior transparência. Conservadores receiam uma Justiça populista. Seus contrários aplaudem uma Justiça menos vinculada aos donos do poder. Há 30 anos, uma denúncia como essa do mensalão jamais teria sido aceita pelo STF. Há 20 anos, talvez, mas ao cabo do julgamento não haveria culpados. Agora? O melhor é aguardarmos”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: