Sakamoto sobre caso Marielle: Justiça precisa punir assassinos de reputação
"O deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) teve que suspender suas contas em redes sociais. Ele, que pode ser acusado de difamar (desonrar alguém espalhando informações falsas, três meses a um ano de prisão mais multa) a vereadora Marielle Franco, executada na última quarta (14), no Rio de Janeiro, recebeu uma avalanche de críticas por suas declarações", reforça o jornalista Leonardo Sakamoto; "A desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Marília Castro Neves também espalhou as mesmas informações em rede social. Mas não se arrependeu, apenas lamentou que agiu ''de forma precipitada''
247 - "O deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) teve que suspender suas contas em redes sociais. Ele, que pode ser acusado de difamar (desonrar alguém espalhando informações falsas, três meses a um ano de prisão mais multa) a vereadora Marielle Franco, executada na última quarta (14), no Rio de Janeiro, recebeu uma avalanche de críticas por suas declarações", escreve o jornalista Leonardo Sakamoto. "Fraga havia publicado que ela seria casada com uma liderança do tráfico de drogas e teria sido eleita com a ajuda de uma facção criminosa – farsas que foram largamente denunciadas por plataformas de checagem de notícias e veículos de comunicação".
"A desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Marília Castro Neves também espalhou as mesmas informações em rede social. Mas não se arrependeu, apenas lamentou que agiu ''de forma precipitada'', continua.
De acordo com o blogueiro, "a liberdade de expressão não é um direito fundamental absoluto. Porque não há direitos fundamentais absolutos. Nem o direito à vida – prova disso é o direito à legítima defesa. Pois a partir do momento em que alguém abusa de sua liberdade de expressão, indo além de expor a sua opinião, atribuindo crimes a quem não os cometeu, espalhando o ódio e incitando à violência, isso pode trazer consequências mais graves à dignidade alheia".
"Claro que, no final das contas, não é a mão de um deputado ou uma desembargadora que segura a faca ou o revólver, mas é a sobreposição de discursos como os seus ao longo do tempo que distorce o mundo e torna o ato de esfaquear, atirar e atacar banais".
Leia a íntegra no Blog do Sakamoto
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: