CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

SBT contratou condenado por pedofilia para preparar elenco de Chiquititas, novela infantil

Funcionário preparou o elenco da novela Chiquititas em 2013

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O SBT contratou em 2013 José Roberto Silveira Filho (1950-2022), de nome artístico Beto Silveira, para preparar o elenco da novela Chiquititas (2013). Conhecido por ter trabalhado com artistas como Deborah Secco, Lilia Cabral, Larissa Manoela e Fabio Assunção, ele havia sido condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em setembro de 2011 pelo crime de abuso sexual de uma criança de nove anos. A reportagem é do portal Notícias da TV.

Procurado pelo Notícias da TV, o SBT afirmou que desconhecia o crime pelo qual Silveira havia sido condenado e que não consultou a ficha criminal dele no momento da contratação, já que ele mantinha uma escola de atores em pleno funcionamento na época.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Sua contratação como prestador de serviço se deu justamente por ter sua escola de atores, que na época atuava normalmente", informa a Comunicação do SBT.

O estúdio ainda existe em São Paulo, mas parou os serviços de forma gradual após a prisão do preparador de elenco, em agosto de 2016. A página no Facebook foi deletada, mas o perfil do Instagram ainda está ativo --a última publicação é de julho de 2017.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Reprodução/ Youtube

"Nos workshops e gravações promovidos oficialmente pela emissora, o elenco infantil sempre esteve acompanhado de profissionais qualificados, como psicóloga, pedagoga e pediatra; e sempre mais de um desses profissionais. Como dissemos, as regras de governança e compliance para contratação de prestadores de serviços atuais estão muito mais rígidas", justifica o SBT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A denúncia

A reportagem apurou o caso envolvendo Silveira após a revelação feita pela ex-atriz mirim Duda Wendling no podcast BarbaCast, no início de junho. No depoimento, a artista contou ter ficado sabendo nos bastidores do SBT sobre a prisão do preparador em 2016, quando ele trabalhava em Cúmplices de Um Resgate (2015). Duda assegurou, no entanto, que não foi vítima de abuso.

A emissora rechaçou a fala da atriz. Disse que as declarações dela eram "totalmente infundadas" e reforçou que condena qualquer tipo de assédio e comportamento abusivo. De fato, o caso de assédio pelo qual Beto Silveira foi condenado não ocorreu no SBT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No inquérito a que a reportagem teve acesso, consta que a condenação de Silveira se deu em setembro de 2011. Em 2014 foi expedido um mandado de prisão, e ele foi para a cadeia em 2016. Os trâmites corriam em segredo de Justiça para proteger a integridade da vítima, que o denunciou duas vezes: em 2000, quando tinha nove anos, por meio de um boletim de ocorrência feito pela mãe; e em 2009, ao completar 18 anos.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO