The Guardian elogia Lula na África: "Vibrante"
Reportagem do jornal sobre encontro que debate a segurança alimentar na Etiópia, realizado em parceria entre o Instituto Lula, a FAO (ONU) e a União Africana, define discurso do ex-presidente brasileiro como "vibrante"
247 – Entre os veículos da imprensa internacional, o jornal britânico The Guardian foi o que mais deu espaço à participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no seminário que debate a segurança alimentar na Etiópia, onde o petista discursou pela primeira vez neste domingo. O Guardian definiu como "vibrante" a fala de Lula.
O jornalista Liz Ford, que está em Addis Ababa, onde acontece o evento, ressalta na matéria (leia a íntegra aqui, em inglês) as estratégias sugeridas por Lula como forma de erradicar a fome na África. A principal seria a abolição da agricultura de subsistência, essencial para o fim da fome até 2025, segundo o ex-presidente brasileiro.
"Em um discurso vibrante para abrir uma conferência de ministros africanos e líderes internacionais, Lula disse que a África poderia acabar com a fome se houvesse vontade política suficiente para incorporar as necessidades das pessoas pobres na política nacional", diz trecho do texto do jornal inglês.
A reportagem cita ainda o programa Fome Zero, implantado no Brasil e mencionado por Lula em seu discurso – o exemplo bem sucedido pode ser repetido em qualquer lugar, disse ele. Nesta segunda-feira, o ex-presidente fez um segundo discurso, pelo qual ressaltou novamente a importância de incluir os pobres no orçamento público dos países.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: