CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Twitter, um analista de mercado

Investidores americanos decifram tendncias e humores por meio de redes sociais

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – As redes sociais são palco de brigas, das notícias mais comentadas no mundo e, mais recentemente, passou a ser objeto de estudo da Wall Street, a rua financeira dos Estados Unidos. É lá que se concentram os bancos, a bolsa de valores e os maiores investidores do país. Segundo uma reportagem publicada no USA Today, os homens de negócios que arriscam seu dinheiro no mercado norte-americano começaram a analisar, por meio de ferramentas especializadas em monitoramento, palavras-chave, opiniões e até expressões faciais feitas com o teclado em sites como o Twitter.

Segundo eles, tudo faz parte da emoção do mercado, que se move conforme sentimentos como ganância e medo. Portanto, medir o humor das massas online pode ser tão valioso quanto faturamento de empresas, levantamentos e quedas de preços das ações e taxas de interesse. O novo modo de análise de Wall Street, a fim de decifrar se grupos de investidores e a população em geral estão tendenciosos a ações positivas ou negativas computa em tempo real os tuítes publicados na rede.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A fórmula funciona mais ou menos assim: se você estiver calmo, feliz ou otimista e dividir isso com o mundo digital, a Wall Street saberá. E sem qualquer intervenção humana. Segundo o co-autor de um estudo que relaciona o desempenho do mercado com as publicações no Twitter e professor de informática na Universidade de Indiana, nos EUA, Johan Bollen, este é apenas um estágio inicial. “Se você dissesse para qualquer pessoa, há dez anos, que essas informações estariam disponíveis, eles chamariam isso de ficção científica”, disse ao USA Today.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO