Uma campanha high-tech
Na luta pela reeileio, em 2012, o presidente americano Barack Obama ter como aliada a Internet e outras tecnologias, assim como em 2008
Por Gisele Federicce
O presidente americano Barack Obama ficou conhecido como um político amigo das tecnologias. A imagem foi criada em sua campanha à presidência dos Estados Unidos, em 2008, quando usou as redes sociais e um site para divulgar o andamento das ações e de seus objetivos como presidente, além de tuitar e trocar mensagens por um celular Blackberry várias vezes ao dia. Em sua vinda ao Brasil, em março deste ano, a embaixada americana foi responsável por uma forte ação de comunicação voltada para a web, principalmente nas redes sociais, sorteando iPads e outros prêmios para o brasileiro que publicasse uma mensagem ao presidente, em um site criado para promover sua vinda. Recentemente, Obama declarou, em um encontro com jornalistas de Chicago, que gostaria de ver mais recursos e parafernálias tecnológicas no Salão Oval da presidência.
Toda essa ligação de Obama com as novas mídias e a tecnologia não é à toa, visto que lhe trouxe bons resultados na campanha que o levou ao comando do país. Para a batalha de 2012, em que lutará pela reeleição, a expectativa é de que a Internet seja tão crucial à campanha quanto foi em 2008. E o homem anunciado para estar à frente da modernidade em todas as ações chama-se Harper Reed, um programador de Chicago – mesma terra de Obama –, reconhecido por significativos trabalhos no mundo da tecnologia. O cara descolado que se auto-declara apaixonado por aplicativos em tempo real, softwares abertos e sociais assumirá oficialmente o cargo de CTO – Chief Technology Officer – da campanha, ou seja, a pessoa responsável por toda a tecnologia que envolverá as ações do candidato. “Eu estou aqui para garantir que a tecnologia seja uma multiplicadora eficaz na campanha”, disse Reed em uma declaração enviada por e-mail ao jornal Chicago Tribune.
Harper Reed é o idealizador do aplicativo Proximity Checkin, que simplifica o rastreamento dos usuários na rede social Foursquare, por meio do Google Latitude. No ano passado, ele lançou o CTAAlerts.com, que compele em apenas um lugar todo o sistema de trânsito dos trens de Chicago, entre outros trabalhos bastante reconhecidos pelo meio da tecnologia. Em seu blog, Reed afirma que é viciado em dispositivos pessoais de informática, dorme em média sete horas por noite – indo para a cama geralmente às 2h, tuita 12 vezes por dia e gastou, em 2010, 88 dias (23,84% do ano) viajando para fora de Chicago.
Em abril, Obama já disparou na web uma rajada de informações sobre sua reeleição, que incluíram um e-mail em massa, mensagens de texto via celular, posts no Twitter, um vídeo no YouTube e um aplicativo que liga apoiadores e os amigos do presidente no Facebook ao site de sua campanha, com uma pergunta: “Are you in?”, algo como “Você está nessa?”. Em sua última empreitada à Casa Branca, em 2008, Obama investiu US$ 750 milhões. Para o próximo ano, a ABC News divulgou que ele pode ser o primeiro candidato à presidência americana a despender o montante de US$ 1 bilhão.
Assista ao vídeo da campanha de Obama, chamado It Begins With Us (Começa Pela Gente):
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: