Watson, o computador da medicina

A supermquina da IBM, que j venceu humanos no programa de perguntas Jeopardy!, ser capaz de fazer diagnsticos em pacientes

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – O Watson, supercomputador da IBM capaz de vencer humanos no programa de perguntas Jeopardy!, da TV americana, e que já derrotou o campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, também servirá de grande ajuda aos hospitais. O banco de dados da máquina é famoso por encontrar respostas obtendo pistas ambíguas, ou seja, ele praticamente pensa. De acordo com o médico Herbert Chase, professor de medicina na Universidade de Columbia, e outros especialistas, preparar o Watson com as últimas informações médicas ajudará a resolver um grande problema da área, o da sobrecarga de dados.

A coleção digital do supercomputador poderá receber contribuições de pacientes doentes em casa e servirá para acelerar os processos de diagnósticos e tratamentos. O Watson da medicina – que deve ser lançado daqui cerca de dois anos, ainda sem preço estimado – terá uma série de usos para os hospitais, incluindo a fala de médicos por meio de aparelhos móveis, a fim de obterem respostas da cabeceira de um paciente, que descreverão suas condições. Em uma demonstração à Associated Press, o Watson recebeu informações de um paciente fictício com um problema nos olhos. Quanto mais pistas foram reveladas, como visão borrada e histórico familiar, os diagnósticos de Watson evoluíram da doença de Behcet à doença de Lyme. O diagnóstico final foi dado com um nível de confiança de 73%.

Para participar do Jeoopardy!, Watson foi “alimentado” com enciclopédias, dicionários, livros, notícias e roteiros de filmes. Para o arquivo de medicina, estão a caminho da gigante máquina jornais e textos médicos. Estudantes da área preparam uma série de questões para ajudar a treiná-lo. De acordo com Michael Yuan, cientista chefe da Ringful Health, companhia de consultoria médica do Texas, que já trabalhou com a IBM, “existe um potencial gigantesco para as pessoas cometerem erros. Watson é o tipo de solução que pode realmente reduzir isso”.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email