Websérie jovem vira hit no YouTube
Primeira produo exibida gratuitamente na web, 3% aborda a diviso de classes sociais com toques de mistrio; autor da srie, que tem trs captulos, busca patrocnio
Manuela Meneses_247 – Baseada no sofrimento que passam os jovens durante um processo seletivo, a websérie brasileira de ficção “3%” aborda as dificuldades de uma nação dividida em duas partes. O “lado de lá”, que promete farturas, curas e uma vida melhor, e o “lado de cá”, miserável, cujos moradores só recebem uma oportunidade dos líderes do outro lado quando completam 20 anos. A inspiração veio da luta de jovens brasileiros para conseguir uma vaga nas seletas universidades públicas do País.
Por ser baseada na tensão de vestibulandos, nada mais natural do que ter sido criada por jovens que cursam a Universidade. O projeto foi criado pelo cineasta Pedro Aguilera, de 23 anos, e dirigido por Daina Giannecchini e Dani Libardi, estudantes do curso de audiovisual da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa de Pedro começou durante um trabalho de faculdade e tornou-se pioneira entre os cineastas brasileiros ao ser transmitida gratuitamente pela internet.
O enredo da história mostra uma realidade completamente diferente daquela em que vivemos. O episódio piloto acompanha a luta de três personagens que, ao completarem 20 anos, são submetidos ao processo de seleção que pode garantir a passagem para o lado “bom” da sociedade. Apenas 3% dos jovens são aceitos.
O cenário é semelhante ao usado pela série americana Lost e o enredo possui referências de filmes como Metropolis, 1984 e O Processo. As cenas foram filmadas na Vila Leopoldina, em São Paulo, no prédio em reforma de uma produtora. Segundo o Blog seriemaniacos, o episódio piloto foi filmado com ajuda financeira do Ministério da Cultura, mas os criadores estão em busca de uma emissora interessada em transmitir a série. Os criadores escreveram mais 12 episódios, que aguardam patrocínio para serem filmados.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: