Xico Sá: tão perigoso quanto fake news é a mídia sem contradições

"Não tenho medo de fake news (são mais detectáveis), o que assombra é matéria forçada no elástico possível do verossímil. Tão perigoso quanto uma fake news é o pool do noticiário brasileiro, todos os jornais com a mesma versão, o mesmo B.O. Oficial, lead combinado, isso é grave. A operação Mãos Limpas usou a mesma tática, será que é bom para o Brasil? Sem contradições?", postou o jornalista, que vê com desconfiança a iniciativa do Facebook

Xico Sá: tão perigoso quanto fake news é a mídia sem contradições
Xico Sá: tão perigoso quanto fake news é a mídia sem contradições (Foto: Felipe Gonçalves)

247 - O jornalista Xico Sá vê com desconfiança a iniciativa do Facebook de retirar do ar quase 200 páginas anônimas, a maioria ligada ao MBL, e cujo intuito principal era divulgar fake news.

"Todo o Mecanismo golpista mais explícito, tipo linha de montagem fake do MBL etc, começa a ser desmascarado só agora pelo próprio Mecanismo, afinal de contas o Mecanismo carece de alguma credibilidade pra enganar bonito nas eleições. E segue o jogo", postou no Twitter, em uma referência à rede social.

Para ele, "não se trata de bondade ou limpeza de área". "O flagrante no MBL, depois de séculos, é também guerra de milícias de fake news, conquista de espaço de ganhação de dinheiro na venda de serviço sujo".

Ele faz críticas ainda às fake news divulgadas por meio de reportagens na imprensa corporativa. "Parece que os profissas resolveram retomar os negócios sozinhos, o MBL etc começavam a atravessar o samba, e pra que ceder ao mercado de fake news se nós podemos criar a melhor versão verossímil de uma mentira publicável?".

"Não tenho medo de fake news (são mais detectáveis), o que assombra é matéria forçada no elástico possível do verossímil. Tão perigoso quanto uma fake news é o pool do noticiário brasileiro, todos os jornais com a mesma versão, o mesmo B.O. Oficial, lead combinado, isso é grave. A operação Mãos Limpas usou a mesma tática, será que é bom para o Brasil? Sem contradições?", completou.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247