CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Zero Hora passa a cobrar por conteúdo digital

Diante do sucesso de tablets e smartphones, jornal do Rio Grande do Sul adota "paywall", mesmo sistema da Folha de S.Paulo; no mesmo Estado, porém, Sul 21 é exemplo de portal de notícias que deu certo sem cobrar conteúdo

Zero Hora passa a cobrar por conteúdo digital (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Comunique-se- O diário gaúcho Zero Hora começou a cobrar por seus conteúdos digitais nesta semana. O objetivo é "preservar a audiência de zerohora.com", sejam os usuários assinantes ou não do jornal impresso. No novo sistema de cobrança, chamado de "paywall", o volume de leitura define se há ou não pagamento.

No meio termo entre cobrar pelo conteúdo e oferecê-lo gratuitamente, o jornal  adotou o chamado "modelo poroso" que permite o acesso gratuito a um determinado número de artigos ao longo do mês, de 10 a 30, geralmente. O leitor que ultrapassa esse limite é convidado a fazer uma assinatura e ter acesso irrestrito. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A assinatura completa do jornal, incluindo o acesso digital, custa R$ 66,90 por mês. O assinante digital pagará R$ 36,90 mensais e terá acesso a todo o conteúdo publicado no site, além da versão digital das últimas 30 edições do jornal impresso e dos aplicativos para smartphones e tablets.

Estratégia do modelo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O paywall é o sistema usado pelo New York Times e, no Brasil, foi adotado recentemente pela Folha de S. Paulo. Trata-se de uma estratégia dos jornais impressos, que se veem numa encruzilhada diante da expansão da venda de smartphones e tablets e, portanto, da leitura digital. Temos no País, no entanto, modelos de portais de notícias que deram certo sem cobrar pelo conteúdo. Um exemplo vem do mesmo Estado do Zero Hora, o Sul 21.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO