TV 247 logo
      HOME > Mundo

      A exumação de Allende

      Filha quer saber se ele se matou no Palcio de La Moneda ou se foi assassinado

      247 – No dia 11 de setembro de 1973, tropas comandadas pelo general Augusto Pinochet cercaram e bombardearam o Palácio de La Moneda. Lá dentro, um presidente eleito democraticamente, Salvador Allende, resistiu enquanto pôde. De acordo com a história oficial, contada pelos militares, que implantaram uma das mais sangrentas ditaduras da América Latina, ele se matou.

      No entanto, uma determinação judicial pode provocar uma reviravolta no caso. A pedido de Isabel Allende, escritora premiada e filha do ex-presidente, Salvador Allende será exumado. A ordem foi expedida pelo juiz Mario Carroza e o procedimento será feito na segunda quinzena de maio.

      Embora a maior parte da família tenha a convicção de que ele, de fato, se matou, Isabel quer passar o caso a limpo, de uma vez por todas. No Chile, o caso de Allende é um dos 726 processos em que familiares reivindicam a exumação de cadáveres, em ações de reparações por violações aos direitos humanos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: