Crise da Amazônia: Alemanha quer certificado para soja e carne brasileiras
Segundo a revista Der Spiegel, a ministra alemã do Meio Ambiente, Svenja Schulze, está propondo complementar as regras de sustentabilidade para os dois produtos porque o país quer evitar adquirir soja e carne cuja produção tenha afetado o meio ambiente na Amazônia
247 - Os discursos de Jair Bolsonaro legitimando desmatamentos e ocupação de terras indígenas por ruralistas continuam a prejudicar acordos comerciais e a trazer prejuízos ao Brasil.
Segundo a revista Der Spiegel, a Alemanha estuda criar certificados para a compra de soja e carne brasileiras a fim de que não haja risco de adquirir produtos cuja produção tenha afetado o meio ambiente na Amazônia.
A ministra alemã do Meio Ambiente, Svenja Schulze, é quem está propondo complementar as regras de sustentabilidade do Acordo de Livre Comércio do Mercosul entre a União Europeia e os países da América Latina com o sistema de certificação.
"Soja e carne bovina só devem ser importadas se a produção comprovadamente não prejudicar a floresta tropical", disse ela à Der Spiegel. "É difícil aceitar que a UE importe ração com proteína de soja e carne bovina de áreas onde as florestas tropicais foram derrubadas ou queimadas".
Recentemente, dois veículos da mídia alemã cobraram, em reportagens, sanções contra o Brasil devido ao crescimento nos desmatamentos e incêndios na região da Amazônia.
