CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Angela Merkel anuncia fim de sua carreira política

A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, confirmou nesta segunda-feira os rumores sobre sua renúncia à presidência da União Democrata Cristã (CDU), em dezembro próximo, e à sua candidatura em 2021 para continuar à frente do Governo

Angela Merkel anuncia fim de sua carreira política
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Prensa Latina - A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, confirmou nesta segunda-feira os rumores sobre sua renúncia à presidência da União Democrata Cristã (CDU), em dezembro próximo, e à sua candidatura em 2021 para continuar à frente do Governo.

Em coletiva de imprensa, Merkel argumentou sua decisão ao assinalar que 'a imagem que a grande coalizão dá é inaceitável', referindo-se à queda no apoio popular às três forças políticas integrantes, a CDU, a União Social Cristã (CSU) e o Partido Social Democrata (SPD), que se evidenciou em recentes eleições regionais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A chanceler federal abandonará depois de 18 anos a presidência da CDU, no congresso dessa organização, que se efetuará em Hamburgo, sua cidade natal, os próximos dias 7 e 8 de dezembro.

No entanto, ela prevê continuar à frente do executivo até as eleições gerais programadas para outubro de 2021, completando 16 anos nesse posto, que ocupa desde 2005.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois de abandonar ambos os cargos, se manterá afastada da política, sem assumir novos postos no parlamento alemão nem na União Européia, segundo afirmou. O presidente democrata cristão no estado federado de Turíngia, Mike Mohring, qualificou a decisão de Merkel de fim de uma era política para a CDU, enquanto Stefan Gruhner, dirigente da ala juvenil desse partido, considerou positiva a postura da líder alemã.

Merkel absteve-se de expressar diante dos meios de comunicação opinião sobre sua sucessão, mas, segundo observadores, entre seus possíveis candidatos à frente da CDU são mencionados os nomes da secretária geral desse partido, Annegret Kramp-Karrenbauer, de tendência liberal, e o do ministro da Saúde, Jens Spahn, de direita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O chanceler federal qualificou de amargos os resultados das eleições efetuadas nos estados da Baviera e Hesse, nos dias 14 e 28 de outubro últimos, respectivamente, nos quais se registraram os piores desempenhos históricos por parte dos partidos da aliança governamental.

Na Baviera a CSU obteve 37,2 por cento dos votos, o resultado mais baixo na história do partido desde 1950, enquanto o SPD conseguiu só 9,7 por cento, considerado o pior obtido por essa força no estado sulista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No dia 28 de outubro, em Hesse, a CDU atingiu 27 por cento dos votos ao perder 11,3 por cento de respaldo e enquanto o SPD conseguiu 10,6 e caiu para 20 por cento.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO