CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Aos 75 anos, ONU é vítima de campanha de esvaziamento pelo governo Bolsonaro

A ONU completa nesta sexta-feira 75 anos de existência. Foi nesta data, em 1945, que foi assinada a Carta de São Francisco, documento que criou a Organização. Em momento de crise como o que a humanidade está atravessando, cresce o papel da ONU e da cooperação internacional. No entanto as Nações Unidas são alvo de uma campanha de esvaziamento por parte do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O aniversário da ONU coincide com um dos momentos de maior encruzilhada na história da entidade, na opinião do jornalista Jamil Chade, especializado na cobertura dos temas internacionais junto a organismos da ONU sediados em Genebra. 

Jamil Chade destaca em sua coluna no UOL que para muitos governos, a atual pandemia é um recado claro de que o mundo precisa de uma organização como a ONU para dar uma resposta coordenada à crise.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A data ainda ocorre no pior momento da relação entre a ONU e o Brasil, um país que tradicionalmente saiu em defesa do organismo internacional, até mesmo durante a Ditadura Militar (1964-1985)". 

O jornalista aponta que "a ordem [do governo Bolsonaro] é de esvaziar as Nações Unidas de uma eventual influência internacional e limitar a entidade a um simples fórum de debates".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A postura do governo de Jair Bolsonaro tem sido a de rejeitar qualquer tipo de recomendação internacional sobre os assuntos nacionais, ainda que sejam os próprios tratados assinados pelo Brasil que estipulam a capacidade de órgãos de monitorar as violações de direitos humanos e fazer cobranças sobre a postura do país no que se refere ao direito internacional".

Leia a íntegra 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO