HOME > Mundo

Após desencontros e divergências sobre a guerra, Lula e Zelensky se reúnem pela primeira vez

Lula tem sido, desde o início do governo, em janeiro de 2023, criticado por Zelensky por não oferecer críticas contundentes sobre a guerra travada entre a Rússia e a Ucrânia

Zelensky e Lula (Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko | Ricardo Stuckert)

Agenda do Poder - Após meses de opiniões divergentes sobre a guerra no leste europeu, que se arrasta há um ano e sete meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne pela primeira vez com o presidente da Ucrânia, Volodimyr Zelensky.

O encontro acontece nesta quarta-feira (20), em Nova York, nos Estados Unidos. Os dois presidentes viajaram aos Estados Unidos para discursar na terça-feira (19) na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).

Lula aproveitou o compromisso na ONU para realizar diversas audiências com presidentes e primeiros-ministros de outros países. Antes da agenda com o líder ucraniano, Lula se reuniu com o presidente americano Joe Biden.

A reunião entre Lula e Zelensky, que conversaram por videoconferência, foi tentada em mais de uma oportunidade. Em maio, o ucraniano tentou se encontrar com Lula durante a cúpula do G7, no Japão, mas o governo brasileiro alegou que Zelensky se atrasou e não compareceu à reunião.

Lula tem sido, desde o início do governo, em janeiro de 2023, criticado por Zelensky por não oferecer críticas contundentes sobre a guerra travada entre a Rússia e a Ucrânia.