HOME > Mundo

Arábia Saudita envia primeiro representante à Cisjordânia e recebe ministro israelense em Riad

Acordo de normalização das relações sauditas-israelenses dependerá das concessões que Israel fará em relação à Palestina

Esta foto fornecida pela assessoria de imprensa da Autoridade Palestina (PPO) mostra o presidente da AP, Mahmoud Abbas (R), recebendo as credenciais do embaixador da Arábia Saudita na Palestina, Nayef al-Sudairi, no escritório do primeiro na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, em 26 de setembro. , 2023 (Foto: Divulgação/Autoridade Palestina )

247 - O recém-designado embaixador da Arábia Saudita junto à Autoridade Palestina apresentou suas credenciais ao presidente Mahmoud Abbas durante sua primeira visita à Cisjordânia, que está sob ocupação israelense. Esse gesto está relacionado aos recentes esforços dos Estados Unidos para promover a normalização das relações entre a Arábia Saudita e Israel. A visita do embaixador saudita não residente, Nayef al-Sudairi, marca um acontecimento significativo, pois é a primeira vez que uma delegação saudita visita a Cisjordânia desde 1967. Esse acontecimento coincidiu com a visita do Ministro do Turismo de Israel à Arábia Saudita, tornando-se o primeiro alto funcionário israelense a realizar uma visita pública ao país.

O fato de o Ministro do Turismo de Israel, Haim Katz, liderar uma delegação israelense em Riad para participar de uma conferência organizada pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas é um indicativo claro de que um acordo diplomático histórico entre Israel e a Arábia Saudita está ganhando impulso. Ao mesmo tempo, a visita de al-Sudairi a Ramallah, que é a sede da Autoridade Palestina, é amplamente interpretada como uma tentativa do reino saudita de abordar o principal ponto de contenda no acordo de normalização entre a Arábia Saudita e Israel: a posição da Arábia Saudita em relação aos palestinos. O governo saudita reiterou que só normalizará os laços com Israel se houver avanços substanciais na direção da criação de um Estado palestino. (*Com informações da Associated Press)