Arábia Saudita, Turquia e Egito planejam se juntar ao BRICS, diz oficial
A presidente do Fórum BRICS disse esperar que a adesão de Arábia Saudita, Turquia e Egito não demore muito
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
RT - Arábia Saudita, Turquia e Egito planejam ingressar no BRICS, e suas possíveis propostas de adesão podem ser discutidas e respondidas na cúpula do próximo ano na África do Sul, disse Purnima Anand, presidente do Fórum Internacional do bloco, à mídia russa na quinta-feira.
“Todos esses países demonstraram interesse em ingressar no [BRICS] e estão se preparando para se candidatar. Acredito que seja um bom passo, porque a expansão é sempre vista com bons olhos; isso definitivamente reforçará a influência global do BRICS”, disse ela ao jornal russo Izvestia.
As nações do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) representam mais de 40% da população global e quase um quarto do PIB mundial. Os propósitos declarados do bloco incluem promover a paz, a segurança, o desenvolvimento e a cooperação globalmente e contribuir para o desenvolvimento da humanidade.
Anand disse que a questão da expansão foi levantada durante a cúpula do BRICS deste ano, que aconteceu no final de junho em Pequim.
A presidente do Fórum BRICS disse esperar que a adesão de Arábia Saudita, Turquia e Egito não demore muito, já que “já estão engajados no processo”, mas duvida que os três se unam à aliança ao mesmo tempo.
“Espero que esses países se juntem ao BRICS em breve, pois todos os representantes dos membros do núcleo estão interessados na expansão. Então virá muito em breve”, acrescentou Anand.
A notícia dos planos das três nações para se juntar ao BRICS vem depois que o Irã e a Argentina se candidataram oficialmente à adesão no final de junho, com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, divulgando o bloco como um “mecanismo muito criativo com amplos aspectos”.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: