HOME > Mundo

Arábia Saudita, Turquia e Egito planejam se juntar ao BRICS, diz oficial

A presidente do Fórum BRICS disse esperar que a adesão de Arábia Saudita, Turquia e Egito não demore muito

(Foto: Telesul)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT - Arábia Saudita, Turquia e Egito planejam ingressar no BRICS, e suas possíveis propostas de adesão podem ser discutidas e respondidas na cúpula do próximo ano na África do Sul, disse Purnima Anand, presidente do Fórum Internacional do bloco, à mídia russa na quinta-feira.

“Todos esses países demonstraram interesse em ingressar no [BRICS] e estão se preparando para se candidatar. Acredito que seja um bom passo, porque a expansão é sempre vista com bons olhos; isso definitivamente reforçará a influência global do BRICS”, disse ela ao jornal russo Izvestia.

As nações do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) representam mais de 40% da população global e quase um quarto do PIB mundial. Os propósitos declarados do bloco incluem promover a paz, a segurança, o desenvolvimento e a cooperação globalmente e contribuir para o desenvolvimento da humanidade.

Anand disse que a questão da expansão foi levantada durante a cúpula do BRICS deste ano, que aconteceu no final de junho em Pequim.

A presidente do Fórum BRICS disse esperar que a adesão de Arábia Saudita, Turquia e Egito não demore muito, já que “já estão engajados no processo”, mas duvida que os três se unam à aliança ao mesmo tempo.

“Espero que esses países se juntem ao BRICS em breve, pois todos os representantes dos membros do núcleo estão interessados ​​na expansão. Então virá muito em breve”, acrescentou Anand.

A notícia dos planos das três nações para se juntar ao BRICS vem depois que o Irã e a Argentina se candidataram oficialmente à adesão no final de junho, com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, divulgando o bloco como um “mecanismo muito criativo com amplos aspectos”.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: