HOME > Mundo

Assange não será extraditado se houver risco de morte

É o que garante o governo britânico, que tenta garantir ao Equador que o fundador do WikiLeaks não seria extraditado da Suécia para os EUA se ele tiver de enfrentar a pena de morte ou caso seus direitos humanos sejam violados

Assange não será extraditado se houver risco de morte (Foto: REUTERS/Olivia Harris)
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

Sul 21 - A Grã-Bretanha tem assegurado ao Equador que Julian Assange tem duas garantias de que não será extraditado da Suécia para os Estados Unidos: se ele tiver de enfrentar a pena de morte ou caso seus direitos humanos sejam violados.

Em uma declaração por escrito, o secretário de Relações Exteriores, William Hague, lamentou que o governo do Equador tenha decidido oferecer asilo a Assange, após a Grã-Bretanha oferecer uma série de garantias em Quito.

A Grã-Bretanha está buscando a extradição de Assange para a Suécia, onde enfrenta acusações de má conduta sexual. O fundador do WikiLeaks, que buscou proteção na embaixada equatoriana em Londres, em junho, teve asilo concedido por Quito. O país sul-americano alegou que Assange poderia ser extraditado da Suécia para os EUA, onde, teme-se que ele possa enfrentar a pena de morte, em função de ter vazado centenas de milhares de documentos do governo dos EUA.

O secretário de Relações Exteriores disse: "Tanto o Reino Unido e a Suécia são signatários da Convenção Europeia dos Direitos do Homem e o governo britânico tem total confiança na independência e imparcialidade do sistema judicial sueco. Como já discutimos com o governo do Equador, o Reino Unido e a Suécia irão implementar e aderir aos mais altos padrões de proteção dos direitos humanos".

"A sugestão de que os direitos humanos Assange seria posta em risco pela possibilidade de extradição diante da Suécia para um terceiro país é sem fundamento", completou.

Com informações do The Guardian

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...