CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Ataque a Pearl Harbor completa 70 anos

Mundo relembra ataque japons que acabou levando os Estados Unidos para a Segunda Guerra Mundial

Ataque a Pearl Harbor completa 70 anos (Foto: REUTERS/Naval Photographic Center)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lucas Reginato _247 - Foi na manhã de 7 de dezembro de 1941 que dezenas de aviões japoneses atacaram a base americana no Havaí atirando, sem saber, contra a própria nação. Isto porque poucos ataques foram tão determinantes na história da humanidade como o evento em que Pearl Harbor foi destruído pelos militares nipônicos.

Setenta anos depois, é visível como a baixa de 2403 americanos que morreram foi decisiva para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. A nação estava até então distante dos conflitos, e não era de seu interesse intervir. Mas o baque foi grande. Afinal, foi a primeira vez na história que um país estrangeiro atacou os filhos de Tio Sam em seu próprio território.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O fim da história já é conhecido. A resposta dos EUA, que culminou com o ataque com as bombas nucleares “Little Boy” e “Fat Man”, matou mais de 300 mil japoneses, além de ter devastado as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Os internautas lembraram o dia no Twitter, e o termo “Pearl Harbor” permanece entre os Trending Topics brasileiros e mundiais. O tuiteiro @Alexandrre_, por exemplo, se manifestou afirmando que “Pearl Harbor não é nem metade do que os japoneses sofreram com Hiroshima e Nagasaki, mas contam como se fosse infinitas vezes pior”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A teoria de que o ataque acabou servindo como um objeto de propaganda é defendida por especialistas e curiosos, e alguns acreditam até que líderes americanos tinham consciência prévia dos ataques a Pearl Harbor. Se setenta anos depois nada pôde provar as hipóteses mais conspiratórias, é muito provável aque quele “Dia da Infâmia”, como batizou o então presidente Roosevelt, fique para sempre na história encoberto de polêmicas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO