HOME > Mundo

Ataques do Hamas receberam apoio direto do Irã, diz porta-voz palestino

O Irã é um dos países apoiadores do movimento islâmico palestino que neste sábado conduziu ataques contra alvos israelenses

Ghazi Hamad (Foto: Reprodução/Channel4)

247 - Ghazi Hamad, porta-voz do movimento islâmico Hamas, disse à BBC que o grupo recebeu apoio direto do Irã para o ataque deste sábado (7) contra alvos israelenses. O Irã, que apoia o Hamas, manifestou em diversas ocasiões seu apoio às incursões palestinas, descrevendo-as como "bem-sucedidas"

Neste sábado, Mohammad Deif, Comandante-Chefe das Brigadas al-Qassam, ala militar do Hamas, anunciou o lançamento da Operação Inundação Al-Aqsa após uma saraivada de foguetes disparados e uma operação de infiltração nos assentamentos do Envelope de Gaza.

O Exército israelense então confirmou que o Hamas assumiu o controle dos assentamentos no Envelope de Gaza. Os meios de comunicação também relataram que o Hamas conseguiu assumir o controle de sete assentamentos israelenses, à medida que se espalhavam imagens de colonos correndo em pânico durante a Operação.

De acordo com a mídia israelense, as sirenes de alerta Vermelho foram ativadas em Tel Aviv, a cerca de 70 quilómetros da Faixa de Gaza, bem como em Sde Boker, Arad e Dimona, no sul, também a mais de 70 quilómetros de distância. Mais tarde, foguetes foram disparados contra Jerusalém.