Ataques no Afeganistão matam pelo menos seis pessoas

Exploses ocorreram aps visita de Obama;o Taleban assumiu a autoria

Ataques no Afeganistão matam pelo menos seis pessoas
Ataques no Afeganistão matam pelo menos seis pessoas (Foto: OMAR SOBHANI/REUTERS)

Opera Mundi - Uma série de explosões causou a morte de pelo menos seis pessoas nesta quarta-feira (02/05) em Cabul, no Afeganistão. Os ataques aconteceram no complexo chamado Green Village, onde normalmente se hospedam funcionários da ONU (Organizações das Nações Unidas), logo após a visita surpresa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao país.

Segundo testemunhas citadas pelas agências de notícias internacionais, um carro-bomba explodiu próximo ao local, que também foi alvo de troca de tiros. Além das seis mortes já confirmadas, pelo menos 17 pessoas ficaram feridas.

Poucas horas depois, o Taleban assumiu a autoria dos ataques e o ministro do Interior afegão, Sediq Sediqqi, afirmou que entre os mortos havia cinco civis e um militar, sem especificar as nacionalidades.

A embaixada dos EUA no país chegou a soar o alarme e apontou estar “sob bloqueio”. Os funcionários norte-americanos foram ainda advertidos para ficassem longe das janelas.

Os ataques coincidem com a visita surpresa do presidente dos EUA ao país. Em Cabul, Obama se encontrou com seu par afegão, Hamid Karzai, e assinou acordos que dizem respeito às relações entre os países após a retirada das tropas norte-americanas da região, o que deve ocorrer em 2014.

Durante a visita diplomática, que não havia sido anunciada à imprensa, Obama afirmou que haverá “dias difíceis” ao Afeganistão, mas disse que o país está assumindo o controle do seu próprio futuro.

Apesar dos recentes ataques em solo afegão, que tem causado a morte de centenas de civis, o presidente dos EUA afirmou ainda que “o saldo da guerra tem sido bom para as duas nações”.

Também nesta terça-feira (01), a comunidade internacional lembrou o aniversário de um ano da morte do terrorista saudita Osama Bin Laden. Morto no Paquistão por tropas norte-americanas, Osama é considerado o grande mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra os EUA.

 

 

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247