HOME > Mundo

Até 40% das terras do planeta Terra estão degradadas, segundo relatório da ONU

Fato ameaça cerca de metade do PIB global

Pessoas plantam árvores no distrito de Nalaikh em Ulan Bator, Mongólia (Foto: Suriya/Xinhua)

(Xinhua) - Até 40 por cento das terras do planeta Terra estão degradadas, o que ameaça cerca de metade do produto interno bruto global, ou 44 trilhões de dólares americanos, de acordo com um relatório da ONU divulgado na quarta-feira.

Se as práticas atuais continuarem até 2050, pode haver uma degradação adicional de uma área quase do tamanho da América do Sul, alerta o relatório da Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação (UNCCD).

O relatório, "Panorama Global sobre Terras 2", também faz recomendações para os tomadores de decisão sobre maneiras de investir na restauração de terras, mitigação das mudanças climáticas e redução da pobreza.

Dá tanto avisos severos quanto centenas de maneiras práticas de afetar a restauração de ecossistemas locais, nacionais e regionais. Mostra como restaurar a terra significa restaurar a vida, as economias, as comunidades, o clima, a saúde e muito mais.

Cinco anos em desenvolvimento, com 21 organizações parceiras e mais de 1.000 referências, além de 250 exemplos de casos globais, o relatório é a mais abrangente consolidação de informações já reunidas sobre o tema, afirmou a UNCCD.

O estudo foi divulgado antes da 15ª sessão da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação em 9 e 20 de maio em Abidjan, Costa do Marfim.

A UNCCD descreveu a degradação da terra como a perda persistente ou de longo prazo do capital natural com base na terra. Dá origem à pobreza, fome e poluição ambiental, ao mesmo tempo em que torna as comunidades mais vulneráveis ​​a doenças e desastres como secas, inundações ou incêndios florestais.