HOME > Mundo

Atentado a bomba mata chefe das forças de proteção nuclear russas em Moscou

As tropas de defesa radioativa, química e biológica da Rússia são forças especiais

Igor Kirilov (Foto: TASS)

Reuters - Uma bomba escondida em uma scooter elétrica matou um general russo sênior encarregado das forças de proteção nuclear em Moscou nesta terça-feira (17), disse o comitê de investigação da Rússia.

O tenente-general Igor Kirillov, chefe das tropas de proteção nuclear, biológica e química da Rússia, foi morto do lado de fora de um prédio de apartamentos na Ryazansky Prospekt, que começa uma estrada a cerca de sete km a sudeste do Kremlin.

"Igor Kirillov, chefe das forças de proteção radiológica, química e biológica das forças armadas da Federação Russa, e seu assistente foram mortos", disse o comitê investigativo.

As tropas de defesa radioativa, química e biológica da Rússia, conhecidas como RKhBZ, são forças especiais que operam em condições de contaminação radioativa, química e biológica.

Na segunda-feira, promotores ucranianos acusaram Kirillov à revelia pelo suposto uso de armas químicas proibidas na Ucrânia, disse o Serviço de Segurança da Ucrânia, de acordo com o Kyiv Independent..

A Rússia nega essas acusações.

Em outubro, a Grã-Bretanha sancionou Kirillov e as forças de proteção nuclear por usar agentes de controle de distúrbios e vários relatos do uso do agente tóxico de asfixia cloropicrina no campo de batalha.

Artigos Relacionados