Bandeira palestina é hasteada na ONU pela primeira vez
Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, disse que a admisso do povo pela Unesco, no final de outubro, motivo de orgulho
247 – A bandeira do Estado da Palestina foi hasteada pela primeira vez na Unesco, em Paris, nesta terça-feira, e agora fará parte oficialmente da ONU. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, se emocionou na cerimônia de hasteamento. “É emocionante ver nossa bandeira hasteada hoje em uma sede da ONU. Nossa admissão é motivo de orgulho. A Palestina, a terra onde as civilizações se encontraram (...), volta a renascer. Apesar de todas as dificuldades impostas pelo bloqueio, sempre conservamos nosso patrimônio”.
Os palestinos foram admitidos no dia 31 de outubro como país membro da Unesco – braço da ONU para a Educação, Ciência e Cultura – após o voto da Conferência Geral, provocando a ira de Israel e Estados Unidos. Para o povo palestino, a vitória na Unesco é vista como um passo importante na tentativa de ter seu Estado reconhecido pela ONU. A agência cultural das Nações Unidas foi a primeira organização que os palestinos buscaram integração como membro total, desde que o presidente Mahmoud Abbas entrou com o pedido de reconhecimento palestino nas Nações Unidas, no fim de setembro.
Após aceitar os palestinos, a Unesco teve que limitar suas operações para lidar com um déficit no caixa de US$ 65 milhões, causado pelo corte de ajuda financeira dos EUA à organização. A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, ressaltou que a adesão da Palestina é uma tentativa de demonstrar a paz. “A admissão na Unesco é uma oportunidade de demonstrar que a paz também é construída com a educação e a cultura”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: