Barack Obama anuncia corte de gastos na defesa

Ns estamos virando a pgina em uma dcada de guerra, disse o presidente dos EUA, que deixou claro que as foras americanas no sero mais grandes o bastante para conduo de campanhas de contrainsurreio prolongadas, como a do Iraque

Barack Obama anuncia corte de gastos na defesa
Barack Obama anuncia corte de gastos na defesa (Foto: KEVIN LAMARQUE/REUTERS)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O presidente Barack Obama apresentou nesta quinta-feira uma nova estratégia militar para os Estados Unidos. Em véspera de eleições e fortemente criticado pelos republicanos, Obama deixou claro que as forças de solo americanas não mais serão grandes o bastante para condução de campanhas de contrainsurreição prolongadas, de grande escala, como as realizadas no Iraque e no Afeganistão.

“Agora, nós estamos virando a página em uma década de guerra”, disse Obama. “Nós não podemos repetir os erros do passado –após a Segunda Guerra Mundial, após a Guerra do Vietnã– quando nossas forças armadas foram deixadas despreparadas para o futuro. Então, sim, nossas forças armadas serão mais enxutas, mas o mundo precisa saber que os Estados Unidos manterão sua superioridade militar ”, completou.

Para atingir as metas de US$ 450 bilhões em cortes no orçamento do Pentágono, o Exército precisa encolher para 490 mil soldados ao longo da próxima década, mas os Estados Unidos não devem cortar nenhum de seus 11 porta-aviões, segundo informação de analistas militares, divulgada pelo The New York Times.

Como parte da nova realidade, o secretário da Defesa, Leon E. Panetta deverá propor cortes nas próximas semanas, incluindo o adiamento da compra dos caças de ataque conjunto F-35, um dos programas de armas mais caros na história.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email