Barack Obama anuncia corte de gastos na defesa
Ns estamos virando a pgina em uma dcada de guerra, disse o presidente dos EUA, que deixou claro que as foras americanas no sero mais grandes o bastante para conduo de campanhas de contrainsurreio prolongadas, como a do Iraque
247 - O presidente Barack Obama apresentou nesta quinta-feira uma nova estratégia militar para os Estados Unidos. Em véspera de eleições e fortemente criticado pelos republicanos, Obama deixou claro que as forças de solo americanas não mais serão grandes o bastante para condução de campanhas de contrainsurreição prolongadas, de grande escala, como as realizadas no Iraque e no Afeganistão.
“Agora, nós estamos virando a página em uma década de guerra”, disse Obama. “Nós não podemos repetir os erros do passado –após a Segunda Guerra Mundial, após a Guerra do Vietnã– quando nossas forças armadas foram deixadas despreparadas para o futuro. Então, sim, nossas forças armadas serão mais enxutas, mas o mundo precisa saber que os Estados Unidos manterão sua superioridade militar ”, completou.
Para atingir as metas de US$ 450 bilhões em cortes no orçamento do Pentágono, o Exército precisa encolher para 490 mil soldados ao longo da próxima década, mas os Estados Unidos não devem cortar nenhum de seus 11 porta-aviões, segundo informação de analistas militares, divulgada pelo The New York Times.
Como parte da nova realidade, o secretário da Defesa, Leon E. Panetta deverá propor cortes nas próximas semanas, incluindo o adiamento da compra dos caças de ataque conjunto F-35, um dos programas de armas mais caros na história.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: