Berlusconi diz que prendê-lo incitaria revolução na Itália
Questionado se temia ser preso, o ex-premiê italiano, cassado após ter sido condenado por fraude fiscal e sentenciado a quatro anos de prisão, respondeu: "Não, tenho certeza que eles não podem, se não haverá uma revolução na Itália"



PARIS, 12 Dez (Reuters) - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que perdeu a imunidade parlamentar ao ter o mandato de senador cassado no mês passado, disse nesta quinta-feira que vai haver uma revolução na Itália se ele for detido e mandado para a prisão.
O magnata da mídia, de 77 anos, perdeu a vaga no Senado após ter sido condenado por fraude fiscal e sentenciado a quatro anos de prisão. A pena foi reduzida para um ano, e deve ser cumprida em forma de prestação de serviços comunitários.
Mas sem a proteção parlamentar, Berlusconi está vulnerável em outros casos na Justiça, incluindo uma acusação de suborno político. Ele também está recorrendo contra uma condenação por abuso de poder e por ter pago por sexo com uma menor.
Perguntado em entrevista à rádio francesa Europe 1 se temia ser preso, Berlusconi respondeu: "Não, tenho certeza que eles não podem, se não haverá uma revolução na Itália."
Após ter dominado a política italiana por duas décadas e de ter passado pela humilhação de ser expulso do Senado, Berlusconi tem deixado claro que usará todos os meios para desestabilizar o governo de coalizão do primeiro-ministro Enrico Letta.
Berlusconi tentou derrubar o governo antes de ser cassado, mas acabou causando uma divisão de seu próprio partido, que teve dissidentes declarando apoio a Letta para preservar a estabilidade política.
O premiê prometeu na quarta-feira evitar um "caos" na Itália, pouco antes de obter dois votos de confiança do Parlamento sem o apoio dos aliados de Berlusconi.
(Reportagem de Mark John)
O conhecimento liberta. Saiba mais
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247