HOME > Mundo

Berlusconi diz que prendê-lo incitaria revolução na Itália

Questionado se temia ser preso, o ex-premiê italiano, cassado após ter sido condenado por fraude fiscal e sentenciado a quatro anos de prisão, respondeu: "Não, tenho certeza que eles não podem, se não haverá uma revolução na Itália"

Former Italian Prime Minister Silvio Berlusconi reacts as he attends a rally to launch the "Forza Silvio" (Go Silvio) club in downtown Rome December 8, 2013. REUTERS/Yara Nardi (ITALY - Tags: POLITICS) (Foto: Gisele Federicce)
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

PARIS, 12 Dez (Reuters) - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que perdeu a imunidade parlamentar ao ter o mandato de senador cassado no mês passado, disse nesta quinta-feira que vai haver uma revolução na Itália se ele for detido e mandado para a prisão.

O magnata da mídia, de 77 anos, perdeu a vaga no Senado após ter sido condenado por fraude fiscal e sentenciado a quatro anos de prisão. A pena foi reduzida para um ano, e deve ser cumprida em forma de prestação de serviços comunitários.

Mas sem a proteção parlamentar, Berlusconi está vulnerável em outros casos na Justiça, incluindo uma acusação de suborno político. Ele também está recorrendo contra uma condenação por abuso de poder e por ter pago por sexo com uma menor.

Perguntado em entrevista à rádio francesa Europe 1 se temia ser preso, Berlusconi respondeu: "Não, tenho certeza que eles não podem, se não haverá uma revolução na Itália."

Após ter dominado a política italiana por duas décadas e de ter passado pela humilhação de ser expulso do Senado, Berlusconi tem deixado claro que usará todos os meios para desestabilizar o governo de coalizão do primeiro-ministro Enrico Letta.

Berlusconi tentou derrubar o governo antes de ser cassado, mas acabou causando uma divisão de seu próprio partido, que teve dissidentes declarando apoio a Letta para preservar a estabilidade política.

O premiê prometeu na quarta-feira evitar um "caos" na Itália, pouco antes de obter dois votos de confiança do Parlamento sem o apoio dos aliados de Berlusconi.

(Reportagem de Mark John)

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...