HOME > Mundo

Bill Gates diz que inteligência artificial vai permitir semana com apenas três dias de trabalho

Segundo ele, as máquinas poderão assumir quase todas as tarefas

Bill Gates diz que inteligência artificial vai permitir semana com apenas três dias de trabalho (Foto: YURI GRIPAS/REUTERS)

247 – O empresário Bill Gates, fundador da Microsoft, em uma recente entrevista ao podcast "What Now?", revelou sua visão sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no mundo profissional, sugerindo que a sociedade poderia eventualmente adotar uma semana de trabalho de apenas três dias, conforme foi reportado pelo G1. Respondendo a perguntas do entrevistador Trevor Noah sobre os riscos de desemprego decorrentes da IA, Gates destacou que, se as máquinas assumirem tarefas como a produção de alimentos, a humanidade poderá desfrutar de mais tempo livre.

Ao abordar a questão da tecnologia substituir e criar empregos, Trevor Noah apontou que, embora o computador tenha eliminado muitas ocupações, também gerou milhões de novas oportunidades de trabalho. Gates concordou, enfatizando que a relação entre a sociedade e o trabalho está em constante evolução em cada geração.

O empresário já havia enfatizado a importância da IA em março deste ano, comparando seu impacto aos avanços tecnológicos fundamentais do passado. Ele prevê que a IA transformará significativamente a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, acessam cuidados médicos e se comunicam.

No cenário brasileiro, a ideia de uma semana de trabalho reduzida está sendo testada por algumas empresas, em resposta às iniciativas lideradas pela ONG britânica 4 Day Week Global e pela brasileira Reconnect Happiness at Work. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) desempenhará um papel vital na avaliação qualitativa do processo à medida que as empresas locais se preparam para adotar a semana de 4 dias, a partir de dezembro ou janeiro, sem redução nos salários dos funcionários. O debate em torno dessa mudança no ambiente de trabalho destaca a necessidade de ajustar as estruturas laborais diante das transformações tecnológicas, proporcionando uma perspectiva inovadora sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.