HOME > Mundo

Blinken revela em que circunstâncias EUA poderiam usar armas nucleares

Os EUA considerariam usar armas nucleares apenas em circunstâncias extremas, diz Blinken

Anrony Blinken, secretário de Estado dos EUA (Foto: Reuters)

Sputnik - Durante o seu discurso na 10ª conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) na sede da ONU em Nova York, nesta segunda-feira (1º), Antony Blinken disse que, enquanto existir esse tipo de armamento, "o papel fundamental das armas nucleares americanas é dissuadir os ataques nucleares" contra o seu país.

"Os EUA considerariam o uso de armas nucleares apenas em circunstâncias extremas para defender os interesses vitais dos EUA, seus aliados e parceiros", disse.

O secretário de Estado também observou que Washington "reduziu drasticamente" seu arsenal de armas deste tipo nos últimos 55 anos em 90% desde o período de seu auge em 1967.

O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, disse que o mundo vive a maior tensão geopolítica desde a crise dos mísseis e que está sob risco de guerra nuclear. 

Por sua vez, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou em mensagem aos participantes da conferência que seu país está disposto a negociar "rapidamente" com a Rússia um novo tratado de controle de armas para substituir o Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas, também conhecido como Novo START, que foi definido para vigorar até 2026.