Bloomberg: Irã alcança urânio enriquecido a 84%
O nível seria o mais alto encontrado por inspetores nucleares no país até hoje e apenas 6% abaixo do necessário para uma arma nuclear
247 - Inspetores nucleares internacionais no Irã teriam detectado na semana passada urânio enriquecido a níveis um pouco abaixo do necessário para uma arma nuclear, segundo dois diplomatas ouvidos pela Bloomberg.
A Agência Internacional de Energia Atômica está tentando esclarecer como o Irã acumulou urânio enriquecido a 84% de pureza --o nível mais alto encontrado por inspetores no país até hoje e apenas 6% abaixo do necessário para uma arma nuclear.
Segundo a inteligência dos Estados Unidos, o Irã não retomou esforços para ter armas nucleares. Teerã afirma ter a capacidade técnica de produzir uma bomba nuclear, mas nenhuma decisão política sobre essa opção foi tomada.
Uma fatwa emitida pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, proíbe o Irã de obter armas nucleares. Um acordo nuclear entre o Irã e potências mundiais foi desfeito depois que o então presidente dos EUA Donald Trump retirou Washington do processo em 2018 e restabeleceu as sanções.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
