Bogotá elege prefeita mulher e LGBT
Um fato histórico para a Colômbia e toda a América Latina ocorreu neste domingo (27). A cidade de Bogotá, capital do país, elegeu a primeira mulher para assumir a Prefeitura da cidade. Ela é lésbica assumida e ganhou as eleições municipais por uma coligação independente, com o apoio dos partidos Verde e Polo Democrático, de centro-esquerda
247 - A ex-senadora Claudia López, da Aliança Verde, foi eleita a primeira prefeita de Bogotá, capital da Colômbia. A prefeita eleita denunciou em meados da última década o conluio entre política, narcotráfico e paramilitares, provavelmente é a representante pública que mais recentemente defendeu a luta contra a corrupção, e neste domingo venceu Carlos Fernando Galán, filho do candidato presidencial assassinado em 1989 - informa o DCM.
Ex-senadora, assumidamente lésbica, forte defensora do processo de paz com as FARC, López ocupará o segundo lugar em relevância política em um país conservador e principalmente católico.
A vitória de Claudia López e os resultados, de modo geral, das eleições locais colombianas confirmaram um duro golpe ao uribismo, a corrente de extrema-direita do país.
