CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Boric anuncia seu ministério com maioria de mulheres e aliança da esquerda e centro-esquerda

Dos 24 ministros anunciados pelo presidente chileno, 14 são mulheres que ocuparão ministérios estratégicos dentro do governo

Gabriel Boric (Foto: Rodrigo Garrido/Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, apresentou nesta sexta-feira (21) os nomes de 24 ministros que irão compor o seu governo, cuja posse está marcada para o dia 11 de março. Boric cumpre a promessa de campanha de uma composição paritária  e, dos 24 ministros, 14 serão mulheres, entre elas a neta de Salvador Allende, Maya Fernanda Allende, deputada do Partido Socialista, que ocupará a pasta da Defesa. O governo será uma aliança dos partidos de esquerda e movimentos sociais que levaram o povo chileno às duas nos últimos anos com o Partido Socialista, de centro-esquerda.

O Ministério do Interior, um dos mais importantes do governo, pela primeira vez será comandado por uma mulher. A sanitarista Izkia Sichel, porta-voz da campanha no segundo turno,  foi a escolhida por Boric. A chancelaria também ficará sob a liderança de uma mulher, Antonia Urrejola, informa O Globo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além de uma composição feminina expressiva, o governo de Boric também se destaca por integrar partidos de centro-esquerda e sociais-democratas na órbita do Partido Socialista (PS), ausentes da coalizão que elegeu Boric. 

A integração da centro-esquerda significa que o presidente terá uma nova aliança. A coalizão Aprovo Dignidade, formada pela Frente Ampla, de Boric, e pelo Partido Comunista, detém 37 deputados, de um total de 155, e cinco senadores, entre 43, no próximo Parlamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Confira os nomes dos novos ministros e ministras: 


CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO