Brasil envia 11 toneladas de alimentos do MST em missão humanitária ao Oriente Médio
Operação Voltando em Paz da FAB conclui mais um voo de apoio às vítimas na região
247 - Nesta terça-feira (12), o Governo Federal concluiu um novo voo da Operação Voltando em Paz, enviando 11 toneladas de alimentos cruciais para o Oriente Médio. A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Al-Arish, cidade egípcia próxima à fronteira de Gaza, às 10h45 (horário local). A coordenação do envio dos donativos ficou a cargo da Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Este voo representa a terceira missão de apoio às vítimas do conflito na região. Em 18 de outubro, um VC-2 também pousou no Egito, transportando equipamentos de filtragem de água e kits de saúde. A carga era composta por 40 purificadores de água com capacidade para tratar mais de 220 mil litros diários. Dotados de tecnologia e fabricação brasileiras, esses equipamentos são capazes de eliminar 100% de vírus e bactérias da água, oferecendo um recurso vital para a área afetada.
Os conjuntos de saúde, compostos por medicamentos e suprimentos como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas, têm capacidade para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês. Cada kit, totalizando 267 quilos de materiais, representa um suporte essencial para as comunidades afetadas.
Em outra iniciativa humanitária, no dia 2 de novembro, um VC-2 da Presidência da República aterrissou no Aeroporto Internacional de Al-Arish, no Egito, transportando 1,5 tonelada de alimentos. Esses alimentos, incluindo arroz, açúcar, derivados de milho e leite, foram doados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e destinados à população da Faixa de Gaza, representando mais um gesto de apoio em meio à crise humanitária na região.
A Operação Voltando em Paz já superou oficialmente a marca de 1.500 repatriados da zona de conflito no Oriente Médio. Em 11 voos coordenados pelo Governo Federal, um total de 1.525 passageiros e 53 animais domésticos foram resgatados desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro.
