CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Brasil volta ao Conselho de Segurança da ONU depois de dez anos

Eleição do Brasil para o Conselho de Segurança da ONU é na condição de membro não permanente e acontece pela 11ª vez na história

(Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Brasil foi eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU pela 11ª na história nesta sexta-feira (11) em uma votação da Assembleia Geral. Com a eleição, o país retorna ao Conselho após dez anos.

As vagas no órgão são definidas por áreas geográficas a cada dois anos. O país era o único candidato do grupo que engloba a América Latina e Caribe, que, desde 2006, tem uma tradição de não haver competição para a candidatura, com um rodízio de países planejado antecipadamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em nota, relata O Globo, o Itamaraty afirmou que "o resultado reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais".

"No Conselho de Segurança, o Brasil buscará traduzir em contribuições tangíveis a defesa da paz e da solução pacífica das controvérsias, dentre outros princípios inscritos na Constituição Federal de 1988 e na Carta das Nações Unidas. O País pretende, ainda, fortalecer as missões de paz da ONU e defender os mandatos que corroborem a interdependência entre segurança e desenvolvimento", diz a nota.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO