HOME > Mundo

Breno Altman: Foro de São Pauo é estigmatizado por ignorância

O jornalista Breno Altman afirma que alguns fatores levam a desinformação do que é de fato o Foro de São Paulo; "Olavo de Carvalho descobriu que, atacando o Foro, ele cria um espetáculo para si próprio, ganhando o apoio dessa direita imbecilizada; é importante também citar o papel de invisibilidade que a mídia monopolista dá ao encontro", afirma; assista a íntegra da entrevista com Breno Altman 

Breno Altman: Foro de São Pauo é estigmatizado por ignorância

TV 247 - O jornalista Breno Altman participou nesta terça-feira (25) do programa "Geopolítica com Igor Fuser", onde ele desmistifica inverdades sobre o Foro de São Paulo, que chega a sua 24ª na edição em Havana, Cuba, neste mês de julho. O jornalista ressalta que, no Brasil, "o Foro de São Paulo é estigmatizado por invisibilidade e ignorância". 

Breno Altman explica que o Foro de São Paulo é uma organização entre partidos e forças de esquerda, fundando em 1990. "Neste ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) convocou um seminário internacional para pautar os rumos da esquerda na América Latina, lembrando que, naquele ano, os sandinistas perderam as eleições na Nicarágua, o fim da União Soviética avizinhava-se, além da ofensiva dos Estados Unidos em El Salvador e Guatemala ter deslanchado", relembra.

O primeiro Foro ocorreu em São Paulo e contou com a presença de 48 partidos políticos. "Neste seminário é determinado que o fórum seria permanente, ganhando o nome da cidade que acolheu a primeira edição", explica Altman. 

"O foro, para além de debater os problemas da América Latina, realiza oficinas de estudo e elabora ações de solidariedade contra os países vítimas do imperialismo. Ou seja: uma articulação para o debate e para ação comum", conta Altman. 

Desmistificando o Foro 

Breno Altman afirma que dois fatores levaram a criação de inverdades sobre o Foro de São Paulo: "Olavo de Carvalho descobriu que, ao atacar  evento, ele cria um espetáculo para si próprio, ganhando o apoio dessa direita ignorante e imbecilizada", afirma. 

E completa "Lógica dos meios de comunicação monopolistas que, ao invés de informar, preferem não fazer a cobertura de uma atividade dessa relevância, gerando desinformação", conclui. 

Inscreva-se na TV 247 e confira a entrevista com Breno Altman