Cães ajudam no diagnóstico de câncer pulmonar
Animais so treinados para farejar marcadores qumicos da doena no hlito dos pacientes
247 - Além de ajudarem na cura de várias doenças, uma pesquisa alemã mostra agora que os cães também podem detectar casos ainda precoces de câncer de pulmão em humanos. Segundo o estudo, publicado no European Respiratory Journal, cães farejadores foram treinados para detectar no hálito dos doentes compostos químicos que não estão presentes em pessoas sadias. Os resultados animaram os autores do estudo, já que o câncer de pulmão é de diagnóstico difícil com os métodos atuais e os pacientes não costumam apresentar sintomas precoces da doença. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o câncer de pulmão mata, a cada ano, 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo.
Entre 100 amostras de saliva de pessoas com câncer de pulmão, os espertos cães farejadores identificaram corretamente 71 delas. O faro dos cães treinados também acertou 372 amostras de pessoas sadias entre um total de 400.
Dois outros grupos foram convocados para o estudo: pacientes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e fumantes. E, novamente, os cães foram certeiros ao distinguir corretamente cada grupo só pelo faro. Isso levou os autores a concluírem que cada uma das três condições investigadas tem marcadores diferentes no hálito das pessoas. Ou seja, embora o câncer de pulmão e a DPOC sejam ambas mais recorrentes entre fumantes, os tabagistas apresentarão marcadores distintos no hálito, assim como as pessoas sadias.
O autor do estudo, Thorsten Walles, do Hospital Schillerhoehe, na Alemanha, disse que o resultado é "um passo importante" para um diagnóstico cada vez mais preciso do câncer de pulmão, causador mais comum de morte entre todos os pacientes com câncer.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: