TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Cameron recua e descarta referendo sobre UE em maio

    O primeiro-ministro britânico voltou atrás e descartou realizar um referendo sobre a permanência do país na União Europeia em 5 de maio de 2016, em uma mudança para agradar os parlamentares de seu próprio partido que eram contra a realização da votação sobre a UE no mesmo dia de eleições locais

    Britain's Prime Minister David Cameron leaves Downing Street in central London on Sept. 3, 2014. REUTERS/Luke MacGregor (Foto: Gisele Federicce)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, voltou atrás e descartou realizar um referendo sobre a permanência do país na União Europeia em 5 de maio de 2016, em uma mudança para agradar os parlamentares de seu próprio partido que eram contra a realização da votação sobre a UE no mesmo dia de eleições locais.

    A decisão será interpretada como uma tática com o objetivo de preservar a unidade do Partido Conservador, de situação, que tem divergências internas sobre a Europa.

    O premiê prometeu renegociar a relação da Grã-Bretanha com o bloco de 28 países antes de realizar um referendo até o fim de 2017. Ele disse que estava aberto a realizar a votação antes se for possível concluir a renegociação mais cedo.

    Mas parlamentares do partido de Cameron contrários à permanência na UE temem que o premiê tente garantir o voto "sim" ao realizar o referendo já em maio do ano que vem, no mesmo dia de eleições na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, de forma a limitar o tempo disponível para debater um eventual acordo obtido por ele.

    (Reportagem de Kate Holton e Michael Holden)

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: