Caos em aeroporto alemão atrapalha europeus

Greve de funcionrios provoca cancelamento de 232 voos no terminal de Frankfurt e prejudica passageiros de toda a Europa

Caos em aeroporto alemão atrapalha europeus
Caos em aeroporto alemão atrapalha europeus (Foto: Alex Domanski / REUTERS)

A operadora aeroportuária da Alemanha Fraport informou que serão cancelados 232 voos nesta segunda-feira no Aeroporto de Frankfurt, por causa de uma greve de funcionários em terra. Cerca de 190 funcionários do centro de operação de tráfego, controladores e supervisores entraram em greve na quinta-feira em busca de salários e condições melhores.

O sindicado, GdF, afirmou nesta segunda-feira que a paralisação no Aeroporto de Frankfurt continuará até 2h (de Brasília) desta quarta-feira. A greve custou à Fraport um total de 3,5 a 5 milhões de euros, disse a empresa, acrescentando que perderá 5 milhões de euros por dia se todo o tráfego aéreo for cancelado. Porém, segundo um porta-voz da Fraport, Juergen Harrer, "tudo está evoluindo de maneira tranquila", apesar dos problemas nos voos. Harrer disse que o pessoal que tem substituído os grevistas está se ajustando bem às funções.

No momento, a Fraport busca apoio de pessoal em outros aeroportos internacionais, e está preparada para mais dias de paralisação, informou o porta-voz da operadora. No domingo, a Fraport informou que pretendia manter 50% dos voos programados na segunda-feira mesmo com a greve, além de pedir que os sindicalistas voltem à mesa de negociações. A operadora disse que não houve contato entre as duas partes no fim de semana.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247