Cápsula russa pousa no Cazaquistão

Nave Soyuz TMA-21 trazia a bordo trs cosmonautas, que aterrissaram com segurana aps 164 dias no espao

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247, com agências internacionais – Três cosmonautas pousaram com sucesso nas estepes do Cazaquistão, nessa sexta-feira, após passar 164 dias no espaço. Os russos Aleksandr Samokutiáyev e Andrei Borisenko e o astronauta americano Rolamd Garan estavam a bordo da nave russa Soyuz TMA-21, que partiu da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e aterrissou à 1h de Brasília, a 148 quilômetros a sudeste da cidade de Zhezkazgan.

O retorno da Soyuz TMA-21 estava previsto inicialmente para o último dia 8, mas foi adiado devido ao fracasso do lançamento do cargueiro russo Progress M-12M, que caiu em 24 de agosto. Os substitutos da tripulação serão o engenheiro de voo da Nasa Dan Burbank e os cosmonautas Anton Shkaplerov e Anatoly Ivanishin. Eles devem partir em 14 de novembro.

Atualmente estão na ISS apenas três tripulantes: o americano Mike Fossum, o russo Sergei Vólkov e o japonês Satoshi Furukawa, levados pelo módulo Soyuz TMA-02M. O projeto gira em torno de 100 bilhões de dólares e envolve 16 países.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247