TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Caracas diz que EUA querem persuadir países latino-americanos a intervirem na Venezuela

      Venezuela diz que visita do secretário de estado dos EUA a países da América Latina tem como missão persuadir países latino-americanos para a realização de intervenção no território venezuelano; em discurso realizado na universidade de Austin, no Texas, um dia antes de embarcar para o México, o secretário de Estado dos EUA insinuou que militares poderiam ser um fator importante par a mudança na Venezuela

      Venezuela diz que visita do secretário de estado dos EUA a países da América Latina tem como missão persuadir países latino-americanos para a realização de intervenção no território venezuelano; em discurso realizado na universidade de Austin, no Texas, um dia antes de embarcar para o México, o secretário de Estado dos EUA insinuou que militares poderiam ser um fator importante par a mudança na Venezuela (Foto: Charles Nisz)
      Charles Nisz avatar
      Conteúdo postado por:

      Sputinik Brasil - O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, está realizando uma série de visitas a países latino-americanos. A viagem, deve durar entre 1 e 7 de fevereiro. Segundo informações do Departamento de Estado dos EUA, ele visitará Argentina, México, Colômbia, Peru e Jamaica. O próprio departamento confirmou que a visita tem como foco discutir a crise venezuelana. Na quinta-feira (1) a série de visitas aos países teve início no México.

      No mesmo dia, a conta oficial no Twitter do Departamento de Estado norte-americano publicou uma postagem afirmando que a Venezuela rouba de seu próprio povo, apontando que continuarão a pressionar o país para que volte à sua constituição.

      Em discurso realizado na universidade de Austin, no Texas, um dia antes de embarcar para o México, o secretário também insinuou que militares poderiam ser um fator importante par a mudança na Venezuela.

      No mesmo discurso, Tillerson também deu a entender que há uma preocupação de seu país em barrar a presença e influência da China e da Rússia na região.

      Segundo ele, a Rússia estaria vendendo armas a inimigos dos EUA na região, países que, como aponta o secretário, "não respeitam valores democráticos como nós [os EUA]".

      Após deixar o México, o secretário segue para Bariloche, na Argentina, de onde seguirá para Buenos Aires para um encontro com o presidente Maurício Macri e seu ministro de Relações Exteriores, Jorge Faurie. A agenda oficial prevê conversas bilaterais sobre crescimento econômico e cooperação na área da defesa.

      Nos dias 5 e 6. Tillerson encontra, no Peru, o presidente Pedro Pablo Kuczynski e seu ministro de Relações Exteriores Cayetana Aljovin para discutir parcerias e o Encontro das Américas.

      Ainda no dia 6 ele irá a Bogotá, na Colômbia, para encontrar-se com o presidente Juan Manuel Santos para discutir o crescente número de refugiados no país, questões econômicas, e o apoio dos EUA aos esforços colombianos para conter a produção de coca e cocaína.

      A viagem terminará na capital jamaicana, Kingston, no dia 7, quando Rex Tillerson encontrará o primeiro-ministro Andrew Holdness e a ministra de Relações exteriores Kamina Johnson-Smith para discutir segurança regional, energia, as reformas econômicas aplicadas no país.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: