HOME > Mundo

Cartão bancário Mir da Rússia pode começar a funcionar em Cuba até o final do ano

A primeira etapa do trabalho para a introdução do sistema de pagamentos russo já foi concluída, disse o embaixador cubano em Moscou Julio Antonio Garmendia Peña

Rublo, moeda russa (Foto: Leonardo Attuch)

TASS - Os cartões bancários Mir da Rússia podem começar a ser usados ​​em Cuba até o final do ano, disse Julio Antonio Garmendia Pena, embaixador cubano na Rússia, em entrevista publicada no jornal Izvestia nesta quinta-feira (11).

"Espera-se que o Mir possa ser usado no território de Cuba até o final do ano", disse ele.

Segundo o diplomata, Cuba e o Sistema Nacional de Cartões de Pagamento da Rússia trabalham desde o ano passado para introduzir o sistema de pagamento Mir no país. "A primeira fase da obra, que visa interligar os sistemas de pagamento dos dois países, está em fase de conclusão. Nesta fase, o foco foi a utilização de cartões Mir nos caixas automáticos de todo o país", disse.

O diplomata disse que para Cuba esta é mais uma forma de expandir o sistema bancário e financeiro para outros mercados. 

"Vemos um enorme potencial nisso, pois facilitará muito as transações financeiras entre nossos países e a estada de milhares de hóspedes russos na ilha", disse ele.

Atualmente, os cartões Mir são aceitos em 10 países estrangeiros, onde podem ser usados ​​para sacar dinheiro e pagar compras. Os países são Turquia, Vietnã, Armênia, Uzbequistão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Ossétia do Sul e Abkhazia.