CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Casa Branca recebe Wang Yi para diálogo com Biden sobre relações EUA-China e desafios globais

EUA e China alinharam expectativas para possível Cúpula entre Biden e Xi Jinping

Antony Blinken e Wang Yi no recebimento da autoridade chinesa em Washington 27/10/2023 (Foto: ELIZABETH FRANTZ | REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que atualmente está em Washington DC, e discutiu a relação bilateral e a importância de manter linhas de comunicação abertas, disse a Casa Branca em um comunicado à imprensa nesta sexta-feira (27). 

"O presidente Joseph R. Biden Jr. encontrou-se hoje com o Diretor da República Popular da China do Gabinete da Comissão de Relações Exteriores e Ministro das Relações Exteriores Wang Yi", disse o comunicado. "O presidente enfatizou que tanto os Estados Unidos quanto a China precisam gerenciar a competição na relação de forma responsável e manter linhas de comunicação abertas. Ele destacou que os Estados Unidos e a China devem trabalhar juntos para enfrentar desafios globais."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante o encontro, Biden também expressou suas condolências pela morte do ex-Premier Li Keqiang, que faleceu de um ataque cardíaco na quinta-feira, acrescentou o comunicado.

Posteriormente, o assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, e o ministro Wang Yi discutiram as relações bilaterais, o conflito entre Israel e Palestina, a operação militar especial da Rússia na Ucrânia e a situação no Estreito de Taiwan, disse a Casa Branca em um comunicado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O Assessor de Segurança Nacional Jake Sullivan encontrou-se hoje com o Diretor da República Popular da China do Gabinete da Comissão de Relações Exteriores e Ministro das Relações Exteriores Wang Yi em Washington, D.C. O Assessor de Segurança Nacional Sullivan e o Diretor Wang tiveram discussões francas, construtivas e substantivas sobre questões-chave na relação bilateral EUA-China, o conflito entre Israel e Hamas, a guerra da Rússia contra a Ucrânia e questões do Estreito de Taiwan, entre outros tópicos", afirmou o comunicado.

Na reunião, eles concordaram em continuar trabalhando para organizar um possível encontro entre o Presidente Joe Biden e o Presidente chinês Xi Jinping à margem da cúpula da APEC em São Francisco no próximo mês, informou um alto funcionário da administração dos EUA aos jornalistas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"As duas partes afirmaram que trabalharão juntas para um encontro entre o Presidente Biden e o Presidente Xi em novembro em São Francisco", disse o oficial na sexta-feira.

O funcionário acrescentou que os Estados Unidos estão fazendo preparativos para o possível encontro entre Xi e Biden em São Francisco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Wang Yi também foi recebido pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Eles discutiram questões relativas à Rússia e à Coreia do Norte, informou um alto funcionário da administração dos EUA aos jornalistas.

"O Secretário recebeu o Diretor e Ministro das Relações Exteriores Wang Yi para reuniões que descrevemos como francas e aprofundadas", disseram os funcionários na sexta-feira. "O encontro do Secretário com o Diretor Wang, que durou mais de seis horas, proporcionou uma importante oportunidade para discutir uma série de questões bilaterais, regionais e globais antes da APEC."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As discussões entre Blinken e Wang incluíram questões relativas à Rússia e à Coreia do Norte, disse o oficial. (Com informações da Sputnik). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO