Centenas de milhares protestam em Berlim contra invasão da Ucrânia
Várias outras cidades da Europa e do mundo também tiveram manifestações, como Londres, Frankfurt, Atenas, Helsinque, Genebra e Sydney
Por DW - Centenas de milhares de pessoas saíram às ruas de Berlim neste domingo (27/02) para se manifestar contra a guerra na Ucrânia. Várias outras cidades da Europa e do mundo também tiveram manifestações contra a invasão russa neste fim de semana, como Londres, Frankfurt, Atenas, Helsinque, Genebra e Sydney.
Os organizadores do ato na capital alemã, que aconteceu sob o lema "Pare a guerra. Paz para a Ucrânia e toda a Europa", estimaram o número de participantes em cerca de meio milhão - cifra bem acima dos 20 mil inscritos originalmente para participar do protesto.
A polícia falou em "algumas centenas de milhares" de manifestantes concentrados entre o Portão de Brandemburgo e a Coluna da Vitória e no vizinho parque Tiergarten. Os jornais alemães noticiaram mais de 100 mil pessoas no ato.
A manifestação foi convocada por uma ampla aliança de organizações pela paz, direitos humanos, meio ambiente, como o Greenpeace, além de igrejas e sindicatos.
Entre várias bandeiras verdes e azuis da Ucrânia, os manifestantes pediram que o governo russo encerre os ataques, se retire da Ucrânia e restaure sua integridade territorial. Além disso, os manifestantes pedem que o Executivo alemão mantenha as fronteiras abertas aos refugiados do conflito.
Leia a íntegra no DW
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
