CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Cessar-fogo completo e dois estados: China reafirma sua posição sobre a questão palestina

Declarações foram dadas pelo chanceler Wang Yi no Conselho de Segurança da ONU

Wang Yi em Jacarta 13/7/23 (Foto: REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, atuando como presidente rotativo do Conselho de Segurança, discursou durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação no Oriente Médio e o conflito Palestina-Israel, na sede da ONU em Nova York, em 29 de novembro de 2023. Antes de presidir uma reunião de alto nível do Conselho de Segurança da ONU sobre o assunto, Wang reiterou a posição da China no conflito Palestina-Israel em uma conversa com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, na terça-feira. Wang enfatizou que a China está firmemente ao lado da paz e pediu um cessar-fogo completo e a implementação de uma solução de dois Estados o mais rápido possível, segundo reportagem do Global Times. Observadores chineses disseram que as proposições de Wang, bem como a presidência da China na reunião de alto nível, ocorrem em um momento crucial, enquanto Palestina e Israel estão em uma trégua temporária. Estes movimentos destacam as questões mais urgentes e estabelecem a base para a futura solução da questão palestina. Especialistas elogiaram a presença de Wang na reunião, pois mostra que a China tem grande sinceridade em buscar uma solução para a crise.

Contudo, mesmo que Israel e o Hamas concordem em estender a trégua por mais dois dias, especialistas acreditam que a possibilidade de se tornar um cessar-fogo de longo prazo é pequena. À medida que a crise se prolonga, os EUA estão enviando sinais à comunidade internacional de que há divergências entre os EUA e Israel, na esperança de se salvar do atual impasse diplomático e continuar a atrair países árabes, para competir com a influência da China, disseram especialistas. Sobre o conflito Palestina-Israel, Wang, também membro do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse em uma reunião com Guterres em Nova York que a China está firmemente ao lado da paz, da consciência humana e do direito internacional. A China apoia a ONU e o secretário-geral em desempenhar seu papel único e insubstituível na resolução do conflito Palestina-Israel, disse Wang, observando que a posição da China é clara.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Wang fez essas declarações antes de presidir uma reunião de alto nível do Conselho de Segurança da ONU sobre a questão palestino-israelense, agendada para quarta-feira. Wang também informou ao Ministro das Relações Exteriores da Malásia, Zambry Abdul Kadir, na terça-feira, que a reunião de alto nível da ONU ocorre em um momento crucial, pois coincide com o último dia do acordo de cessar-fogo temporário. Não podemos permitir a retomada das hostilidades e a infligir mais danos aos civis inocentes. A conferência deve enviar uma mensagem clara sobre este assunto.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO