HOME > Mundo

Chanceler da Coreia do Norte diz que desarmamento deve ser gradual

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, disse neste sábado (29) na ONU que o país não fará o desarmamento unilateral e que este será gradual

Chanceler da Coreia do Norte diz que desarmamento deve ser gradual

247, com Sputnik - O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, disse neste sábado (29) na ONU que o país rejeita o desarmamento unilateral.

O desarmamento da Coreia do Norte deve ser gradual e ser acompanhado por medidas que construam a confiança, afirmou o chanceler norte-coreano.

"Nossa posição diz que a desnuclearização da Península Coreana deve ser implementada em combinação com o estabelecimento da paz de acordo com o princípios de passos simultâneos, a começar pelas coisas que nós podemos fazer ao dar prioridade às medidas que construam confiança", afirmou o chanceler durante sua fala na Assembleia Geral da ONU.

O ministro ainda acrescentou que sanções não irão colocar o país de joelhos, mas que farão com que aumente a falta de confiança nos EUA.

Na quarta-feira (26), o Departamento de Estado dos EUA anunciou que Mike Pompeu, secretário de Estado norte-americano, aceitou o convite para visitar Pyongyang no mês que vem. O convite foi feito pelo chanceler norte-coreano em um encontro em Nova York. Pompeo declarou durante a semana que a paz na Coreia só era possível através da diplomacia e da desnuclearização.

No dia 12 de junho, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, tiveram sua primeira reunião bilateral, em Singapura. Após o fim da reunião, os dois países assinaram um acordo bilateral afirmando o compromisso mútuo em direção à desnuclearização da península. No entanto, o acordo não especificou datas ou quando a desnuclearização será realizada.