Chanceleres árabes vão à China em busca de mediação por solução de dois Estados
Anúncio foi comunicado pela da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, anunciou neste domingo (19) que ministros das Relações Exteriores da Autoridade Palestina e de quatro nações de maioria muçulmana visitarão a China entre segunda e terça-feira para discutir formas de resolver o conflito na Faixa de Gaza. A delegação será composta por ministros das Relações Exteriores da Autoridade Palestina da Cisjordânia, Arábia Saudita, Jordânia, Egito e Indonésia, além do secretário-geral da Organização de Cooperação Islâmica.
A porta-voz disse em um comunicado que o objetivo do encontro é "promover uma desescalada do atual conflito palestino-israelense, protegendo civis e resolvendo justamente a questão palestina".
Em 7 de outubro, o grupo palestino Hamas lançou um ataque surpresa em larga escala com foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza e invadiu a fronteira, matando e sequestrando pessoas em comunidades israelenses vizinhas. Israel lançou ataques retaliatórios e ordenou um bloqueio completo da Faixa de Gaza, lar de mais de 2 milhões de pessoas, cortando os fornecimentos de água, alimentos e combustível.
Em 27 de outubro, Israel iniciou uma grande incursão terrestre dentro da Faixa de Gaza com o objetivo declarado de eliminar combatentes do Hamas e resgatar os reféns. A escalada do conflito resultou na morte de cerca de 1.200 pessoas em Israel e mais de 13.000 na Faixa de Gaza.
No início do mês, a China pediu uma conferência internacional de paz sobre a recente escalada no Oriente Médio para reviver as negociações sobre a solução de dois Estados para o conflito israelense-palestino.
Anteiormente, o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller, disse que Washington acolheria com satisfação qualquer ação da China para utilizar os seus canais de comunicação com nações do Oriente Médio a fim de reduzir as tensões.
Rádio Internacional da China - Uma delegação composta por ministros das Relações Exteriores árabes e islâmicos visitará a China nesta segunda-feira (20) e terça-feira (21), anunciou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, neste domingo (19).
Entre os membros da delegação, estarão o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, o ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, o ministro das Relações Exteriores da Palestina, Riyad Al-Maliki, e o secretário-geral da Organização de Cooperação Islâmica, Hissein Brahim Taha.
Durante a visita, a China terá uma comunicação e coordenação aprofundadas com a delegação sobre formas de diminuir a escalada do atual conflito palestino-israelense, proteger os civis e buscar uma solução justa para a questão palestina, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247